
A trajetória de três décadas do Prêmio Bahia Aplaude, a mais importante cerimônia de reconhecimento das artes cênicas no estado, foi consolidada na segunda edição do livro “A Noite do Teatro Baiano”, do jornalista e pesquisador Marcos Uzel. O lançamento oficial da obra, publicada pela Editora P55, está agendado para o dia 20 de outubro, uma segunda-feira, com início às 18h30. O evento acontecerá no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, um dos mais tradicionais espaços culturais da capital baiana.
O lançamento do livro irá contar com sessão de autógrafos, além de uma celebração que homenageia os artistas, produtores e instituições que fizeram parte dessa trajetória de 30 anos. O evento promete ser um encontro marcante entre gerações do teatro baiano, é uma atividade do Festival Teatro da Bahia, realizado pela Polo Cultural, com coordenação da Aplaude Produções e parceria da Caderno 2 Produções e do Museu de Arte da Bahia. O projeto conta com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Fazcultura, da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Fazenda.
A Missão de Documentar a Cena Teatral
A publicação representa um esforço significativo para a preservação da memória cultural baiana. O autor, Marcos Uzel, possui uma vasta e reconhecida trajetória na cobertura jornalística, crítica e pesquisa do teatro local, sendo este o seu nono livro dedicado ao tema. A obra é fruto de um trabalho contínuo de documentação e análise da produção cênica. “Para mim, é uma honra assinar esse documento de memória, e eu fico muito feliz e emocionado pela chance de documentar esse passado para os artistas e o público baiano. É meu nono livro sobre memória do teatro na Bahia e eu creio que memórias são preciosas e que perpetuam as expressões de cultura do tempo”, declara o autor, que acompanha a premiação desde sua primeira edição.

Imagem digital: Wilson Besnosik, em 12/04/2006.
O Legado do Prêmio Bahia Aplaude
O livro se debruça sobre o papel central que o Prêmio Bahia Aplaude desempenhou na cena artística ao longo de 30 anos, cobrindo o período de 1993 a 2025. A premiação não apenas reconhece e celebra os talentos do estado, mas também funciona como um catalisador para a cadeia produtiva do teatro, incentivando a excelência e a continuidade das produções. Segundo Jorge Albuquerque, diretor da Aplaude Produções, a importância do prêmio transcende a cerimônia anual. “Sua trajetória se transformou em um arquivo vivo da história cênica do estado, valorizando o fazer teatral e assegurando o registro de sua relevância cultural e social para as gerações futuras”, afirma, ressaltando o status do prêmio como patrimônio cultural da Bahia.
Além de seu inestimável valor histórico, a obra é destacada por sua abordagem analítica. O diretor teatral Luiz Marfuz aponta a relevância da perspectiva do autor no registro. “Este livro é escrito por um autor privilegiado da cena baiana. Não é apenas um registro, mas um comentário cênico crítico de tudo que está se passando e isso é de um valor inestimável”, explica. Com 459 páginas de conteúdo aprofundado, a publicação se torna uma fonte de consulta indispensável. Para garantir amplo acesso, além da versão impressa disponível no evento, o livro terá uma versão digital que poderá ser acessada gratuitamente no site do Teatro da Bahia a partir do mesmo dia e horário do lançamento.

Foto: Ulisses Dumas / Ag. BAPRESS
Data: 23/ 04/2014
Serviço
- O quê: Lançamento do livro “A Noite do Teatro Baiano” com sessão de autógrafos
- Data: 20 de outubro de 2025 (segunda-feira)
- Horário: 18h30 às 22h
- Local: Museu de Arte da Bahia (MAB)
- Endereço: Avenida Sete de Setembro, 2.340, Corredor da Vitória, Salvador, BA.
- Acesso: Aberto ao público
Sobre a Braskem
A Braskem é uma companhia petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio dos seus mais de 8 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o nosso compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br/.
Sobre o Fazcultura
Parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, CrediFácil Bahia (em parceria com a Desenbahia) além das linhas especiais de apoio, como os Pontos de Cultura e o Carnaval Ouro Negro. O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.